PRIMEIRA REMESSA DA COLHEITA DO PROJETO DE PLANTAÇÃO DO MARACUJÁ É REALIZADA

Na tarde de segunda-feira (08), a primeira remessa dos produtores familiares, que aderiram ao projeto do Setor de Agricultura da prefeitura, foi colhida e encaminhada para a empresa que adquiriu o produto. O escoamento de toda a produção está a cargo da Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (EBBA). O preço mínimo contratado e pago ao produtor no campo será de R$ 1,30 o quilo. Nessa primeira colheita a fruta foi o maracujá.

Ao todo 16 produtores participam do projeto que é uma parceria com a EBBA , detentora de marcas como Maguary, Dafruta e Bela Ischia, que garante o escoamento de toda a safra e coordenado pelo Departamento Municipal de Agricultura (DMA) da Prefeitura de Piumhi e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG).

O projeto teve início em janeiro de 2017 e tem como principal objetivo garantir mais renda e diversificar as atividades em suas propriedades, além de oferecer a esses produtores, assistência técnica e capacitação fornecida pela fabricante dos sucos e as mudas são desenvolvidas pelo Viveiro Flora Brasil, da cidade de Araguari, variedade esta própria para a indústria, com características que remetem à rusticidade, alta capacidade produtiva e resistência a pragas, fornecidas a preços mais acessíveis para os integrantes.

Na oportunidade o produtor José Martinho da Silva contou que aderiu ao projeto em março de 2017 e que foi muito benéfica essa oportunidade que a prefeitura e a Emater proporcionaram aos pequenos produtores.

Outro produtor que também teve sua primeira safra recolhida para venda, Itamar, disse que é um projeto para os pequenos produtores de renda familiar e vê como um incentivo para eles trabalharem, além de ter tido toda assistência e suporte necessário.

Já a produtora Regiane Goulart que compareceu para retirar mudas e iniciar o cultivo, falou que o manejo é fácil e que  a diversificação da cultura é importante, pelo fato, de ter uma renda variada, além da família reunida trabalhando junto foram os principais pontos para adentrar no projeto e espera que daqui há um tempo possa estar colhendo os frutos do produto e comercializando.