PREFEITURA BUSCA PARCERIA COM O SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS/SENAR PARA CAPACITAÇÃO NA ÁREA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS

O Programa Mais Genética, implantado pela Prefeitura Municipal de Piumhi, por meio da Secretaria de Agropecuária Abastecimento e Meio Ambiente, com o objetivo de melhorar a genética dos rebanhos de gado leiteiro e de corte dos pequenos pecuaristas, presta conta do resultado deste projeto que já virou realidade.

Mais de 100 animais foram inseminados em cinco regiões diferentes e, em meados de Junho deste ano deram inicio os nascimentos, que até o momento chegam ao numero de 20, dentre eles 14 fêmeas e 6 machos.

Os produtores que acreditaram na proposta e aderiram estão muito satisfeitos e não pararam de inseminar os animais.

De acordo com a Secretária de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente Helenice Miranda, este projeto visa dar oportunidade para mais produtores.

“A Secretaria de Agropecuária buscou o Sindicato dos Produtores Rurais conveniado com o SENAR, tendo como mobilizadora a responsável pelas articulações Darci Garcia, buscando atender aos trabalhadores e produtores rurais a se capacitarem como criadores de bezerros e vaqueiros. Posteriormente se tornarão inseminadores de seus próprios rebanhos” ressaltou Helenice.

Segundo Darci Garcia, os cursos de criação de bezerros e vaqueiros são oferecidos para capacitar ainda mais os profissionais da área e produtores interessados.

“Só poderão participar desse curso de inseminação os que fizerem os outros cursos que estarão sendo disponibilizados atualmente, que são: de criadores de bezerros e vaqueiros” salientou Darci.

O público-alvo do curso são profissionais que trabalham na área e produtores rurais. Os interessados devem procurar a sede do Sindicato Rural, localizado na Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 319, para realizarem o pré-cadastro. São necessários no mínimo 10 inscritos para a abertura do curso.

Este projeto foi validado pelo Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), pois o mesmo acredita que dar condições aos produtores rurais da cidade, no melhoramento genético de seu rebanho, a cidade se torna referência em animais de qualidade sendo de corte ou leite e todos têm benefícios.