PREFEITURA PARTICIPA DE OFICINA DE ADEQUAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DE ESTRADAS RURAIS

Sempre trabalhando em prol da população e em busca de melhorias, a Prefeitura, através do Departamento de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, esteve em Capitólio, no início desse mês, participando de uma Oficina sobre a Adequação Ambiental e Conservação de Estradas Rurais.

O evento foi promovido pela Emater – MG e teve como palestrantes os Coordenadores Técnicos da Emater Leonel Sátiro de Lima e Alice Soares, além de outros técnicos da Emater da Região.

Estiveram presentes os Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Operadores de Máquinas e Equipamentos de Capitólio, Piumhi e Córrego Fundo.

A oficina teve como objetivo difundir técnicas de adequação e conservação de estradas rurais como Caixas Secas para diminuir a velocidade da água e evitar erosão do solo, Barraginhas para captação de água de chuva a fim de evitar o escorrimento superficial e promover a infiltração da água, Saídas laterais de água “Bigodes” para evitar o acumulo de água nas estradas, Lombadas para evitar o escorrimento superficial e direcionar as águas etc.

Está previsto para este ano em Piumhi a realização de um Curso específico de Adequação Ambiental e Conservação de Estradas Rurais com carga horária de 24 horas, contemplando a parte teórica e prática. Este curso será ministrado pela Emater-MG e terá como público alvo os operadores de máquinas e equipamentos, além de pessoas ligadas a conservação das estradas rurais e ao meio ambiente.