PREFEITURA FORMA DUAS TURMAS DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM PIUMHI

Imbuídos na missão de capacitar nossos cidadãos, a Prefeitura de Piumhi, por meio da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e de Cultura, em parceria com a FIEMG Regional de Divinópolis, a Escola Móvel SESI/SENAI, realizou a formação de 21 alunos que participaram dos cursos de Costura de Calçados e de Costura de Bolsas. As aulas foram ministradas em uma carreta do SESI/SENAI, instalada em frente à Casa da Cultura, na Praça da Matriz.

Ainda no meio do ano passado, o executivo formou 80 alunos no curso de Costura Industrial, também oferecido com a Parceria do SESI/SENAI.

O prefeito Adeberto José de Melo (Deco), a secretária de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente Helenice Miranda e a responsável pelo Departamento de Cultura Nair Andrade estiveram presentes na conclusão do curso.

O objetivo dos cursos foi de preparar profissionais, de maneira a capacitar mão de obra para a indústria, ajudando a construir a cidadania e possibilitando a geração de renda e a inclusão dos alunos participantes no mercado de trabalho. Ao todo foram 9 alunos no curso de Costura de Calçados e 12 no Curso de Costura de Bolsas.

O ensino foi focado na prática, oferecendo acessibilidade ao público de qualquer nível de escolaridade. De acordo com o professor do SESI/SENAI, Lourival, o desempenho da turma foi positivo. “ O pessoal estava muito interessado, a turma estava muito animada, buscando conhecimento e oportunidade de capacitação profissional” comentou Lourival.

Maria Aparecida de Jesus, uma das alunas do curso de Costura de Calçados contou que adorou o curso e espera conseguir uma oportunidade de emprego ainda neste ano.

“Nós donas de casa, trabalhamos muito em nosso lar, mas precisamos também trazer dinheiro para a família. É preciso fazer bons cursos e trabalhar. A mulher hoje em dia precisa muito desse apoio do Prefeito, porque ficamos em casa escondidas e queremos ter essas oportunidades de fazer cursos e trabalhar. É maravilhoso termos a chance de entrar nas fábricas e ganharmos nosso próprio dinheiro” finalizou Maria, frisando o desejo dela de ter a carteira de trabalho assinada.

A Secretária do Departamento de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Helenice Miranda, contou que os alunos estavam compromissadas com o curso, e reforçou que a atual administração está preocupada com os cidadãos e com a empregabilidade para as pessoas do nosso município. Sendo assim, a Secretaria já está estudando a possibilidade de trazer novos cursos gratuitos para Piumhi.

A responsável pelo Departamento de Cultura Nair Andrade, disse que está muito feliz por ver a dedicação dos alunos e parabenizou-os pela formatura.

Já o Prefeito Adeberto José de Melo (Deco) acompanhou desde o primeiro contato para que este projeto fosse efetivado e afirmou ter sido muito promissor. “Foi muito positivo o resultado do nosso curso. Essa foi uma primeira etapa para ver o quanto a população iria aderir a proposta e sabemos que muitas pessoas que não conseguiram entrar nessas turmas, aguardam a próxima oportunidade. Por isso, já estamos correndo atrás de mais cursos para Piumhi”, comentou o prefeito.