PREFEITURA FAZ REUNIÃO COM AGRICULTORES FAMILIARES DE PIUMHI

Na tarde de ontem (01/08), a Prefeitura Municipal de Piumhi, por meio da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou uma reunião com agricultores familiares do município, interessados a fornecerem alimentos à serem utilizados na merenda escolar.

Essa é uma demanda de Piumhi estabelecida pela Lei 11.947/2009, referente aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para o atendimento da merenda escolar nas escolas e creches municipais, e foi realizado através da Chamada Pública número 02 /2018- Processo 96/2018.

Desde 2009, estados, municípios e Distrito Federal passaram a receber incentivos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) determinando que no mínimo 30% do valor repassado sejam utilizados obrigatoriamente na compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura Familiar Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O programa preza oferecer aos alunos de escolas públicas de educação básica do Brasil uma alimentação saudável, além de estimular a Agricultura Familiar nacional.

Nos últimos meses, a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente em conjunto com a coordenadora da merenda escolar Maria Isabel, a nutricionista Solange Gatti, ambas da rede municipal, Eli Mattioli Engenheiro Agrônomo da Emater- Mg e agricultores familiares locais, se organizaram , estudaram o edital, fizeram um levantamento de oferta e demanda e em conformidade com a lei, cuidaram dos detalhes burocráticos, os quais foram apresentados no ato do chamamento.

Onze agricultores familiares participaram, contratando com o município de Piumhi, a entrega de vários gêneros alimentícios hortifrúti granjeiros necessários na merenda escolar.

Para a Secretária de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Helenice Miranda, essa é a realização de um sonho que está tornando realidade, pois, os agricultores tem vocação para esse trabalho e sabem produzir bem e com qualidade.

Os produtores presentes aprovaram a iniciativa e se sentiram honrados em participar deste projeto, tendo em vista que o mesmo trará benefícios à todos.

“O apoio e incentivo aos agricultores familiares fortalece e valoriza a produção familiar, além da diversificação da geração de renda”, afirmou José Francisco Fidélis de Oliveira, piscicultor.