PREFEITO PARTICIPA DE SEMINÁRIO DA CAFEICULTURA

 

O Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco) participou do 1º Seminário da Cafeicultura, em Muzambinho, na última sexta, 06 de abril. O evento foi voltado para o desenvolvimento e defesa da cafeicultura das regiões Sul e Sudeste de Minas Gerais.

 Também estiveram presentes o vereador Astésio Tavares, o Vice-Prefeito Éder Mota, além da Secretária de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Helenice Miranda, que pontuou a importância do seminário.

 “Esse seminário é de suma relevância para o desenvolvimento da cafeicultura, pois tem o intuito de fomentar o mercado cafeeiro através da capacitação dos cafeicultores em relação a gestão dos custos de produção e qualidade. Durante o evento foi discutido o futuro do mercado de café, a importância do marketing, com especialistas, chegando a conclusão de que quanto mais organizados estivermos melhores serão as condições dos cafeicultores”, disse.

 O evento aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e contou com uma programação sobre as perspectivas para o mercado do café, análise da cafeicultura atual e alternativas para a melhoria da renda, promovido pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento da Cafeicultura (ConCafé).

 O Consórcio foi criado pelo Deputado Estadual Emidinho Madeira, com objetivo de fomentar o marketing dos cafés, das pessoas e das regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, usando da difusão de informações para promover o fluxo de dados de qualidade para os cafeicultores sobre o mercado nacional e internacional; e promover a interlocução setorial para consolidação do desenvolvimento da região.

 Deco ressaltou que os cafeicultores devem aproveitar a oportunidade de participar desses eventos, tendo em vista que a proposta é ajudar a alavancar o mercado. “Vamos sempre apoiar eventos que promovam nossa cafeicultura, pois sabemos que ela é uma das principais fontes de renda da nossa região”, comentou o prefeito.

  O Engenheiro Agrônomo da Emater/MG Eduardo Uliana relatou que “No Brasil, principalmente em Minas Gerais, temos grande capacidade para produzir cafés de alta qualidade igual ou até mesmo superior aos dos outros países e ainda assim não temos divulgação suficiente desse nosso potencial no exterior, por exemplo no chapadão, na região do lajeado temos a produção de um café diferenciado de altíssima qualidade devido à altitude do local”, falou.

 Quando abordado sobre a relação do seminário com a prática cafeeira Eduardo pontuou “O produtor tem que ser cada dia mais eficiente produzindo com qualidade e tentar reduzir seus custos de produção, e quando são realizadas ações como essa é de suma importância a participação dos cafeicultores para que eles venham a se capacitar para aumentar a qualidade de seus cafés e com isso aumentar seus lucros, vendendo cada vez mais e atingindo o mercado exterior”, disse.

Próximos eventos a serem realizados em Piumhi:

 No dia 22 de maio acontecerá o circuito da cafeicultura, que será realizado no Art Sabor Buffet (antigo panorama), no Parque de Exposições Tonico Gabriel. O evento contará com palestras sobre a produção de cafés especiais que é um mercado em ascensão entre outras atividades.

 Também será realizado na cidade o 3º Concurso Regional de Cafés da Região, assim que os produtores começarem a safra já podem enviar as amostras. O recebimento será até setembro e no final do ano serão divulgados os nomes dos vencedores. Esse concurso é uma das etapas classificatórias para o Concurso Estadual de Qualidade, onde em 2017, tivemos um produtor Piumhiense classificado entre os 5 finalistas.

Aumentar Fonte
Contraste