PREFEITO DE PIUMHI PARTICIPA DE EVENTO SOBRE O “MAIS GENÉTICA”

Na última sexta-feira, 24, o prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo, o Deco, participou de um evento com lideranças da região Sul e Sudoeste de Minas, sobre o programa “Mais Genética”,idealizado pelo deputado Emidinho Madeira. O programa é voltado ao melhoramento genético do gado na região.

O Mais Genética é uma realização do Deputado Estadual Emidinho Madeira com apoio da Emater/MG – Instituto Federal Sul de Minas/Campus Muzambinho – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Minase das associações de municípios Amog, Ameg e Alago.

Estiveram presentes mais de 40 prefeitos,
vereadores, a presidência da Emater e todos os gerentes regionais, o diretor do Instituto Federal, professor Luiz Carlos, e também os pequenos produtores rurais e os formandos do curso de inseminação artificial promovido pelo programa “Mais Genética”. Representando a cidade de Piumhi, estiveram presentes o prefeito Deco, a coordenadora de agricultura e produtos rurais Helenice Miranda e os produtores rurais Valcir Martins de Faria e Douglas Rodrigues Goulart.

Com investimentos de R$ 1.140.000,00 (um milhão cento e quarenta mil reais), através de indicação do deputado Emidinho Madeira, o evento em Muzambinho marcou uma nova etapa no programa com a adesão de uma infinidade de prefeitos do Sul e Sudoeste de Minas.

“Não tenho palavras para descrever a alegria e satisfação com esta parceria de grande sucesso entre o nosso mandato, o Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Agricultura, a EMATER, o Instituto Federal de Muzambinho com as associações de municípios AMOG (Baixa Mogina), AMEG (Médio Rio Grande) e ALAGO (Lago de Furnas). Entregamos 73 botijões de sêmen, instrumental de inseminação e 7.300 doses de sêmen, além dos certificados aos 56 alunos do curso de inseminação. O Mais Genética chegou para ficar, porque é um programa voltado aos pequenos produtores gerando mais emprego e renda e assim, melhorando a vida dos que vivem nas pequenas propriedades rurais. Agradecemos a presença dos mais de 40 prefeitos e reiteramos nosso compromisso de trabalhar em prol de todas as cidades da nossa região”, disse o deputado Emidinho Madeira.

De acordo com o deputado, esse evento de Muzambinho marca uma nova etapa do ‘Mais Genética’. “Nós estamos muito otimistas com esse o programa. Em breve já teremos os resultados práticos, pois realizamos as primeiras inseminações em agosto do ano passado e logo teremos as primeiras vacas já paridas. Nosso objetivo é atender todos os municípios que tiverem interesse em participar”, pontuou.

Na oportunidade, Deco disse que “esse momento é um marco na história da genética na região. Daqui a alguns anos vamos lembrar desse 24 de março como uma data especial na valorização do nosso setor rural. Não podemos deixar de destacar o empenho do deputado Emidinho Madeira para que tudo isso acontecesse. Podem contar comigo no que for preciso”, disse o prefeito.

O evento em Muzambinho ainda teve palestras sobre ‘MELHORAMENTO GENÉTICO’ com Claumi Júnior (Alta Genetics), ‘O EFEITO DO BEM-ESTAR ANIMAL NA REPRODUÇÃO’, com Marcelo Simão da Rosa (Ifsuldeminas) e ‘PRODUÇÃO DE LEITE A PASTO’, com Maurício Silveira Coelho (Grupo Cabo Verde).