PIUMHI TEM PRIMEIRO BEZERRO FRUTO DO PROGRAMA MAIS GENÉTICA

Nasceu neste fim de semana em Pimhui, o primeiro bezerro inseminado no Programa Mais Genética, na  Fazenda Penedos, de propriedade do Produtor Morilo Miranda . O programa foi lançado no município em Julho de 2017, com o apoio incondicional da Emater-MG,  atuando na parte de assistência técnica.

O superintendente regional, Frederico Ozanan, e o técnico do escritório local, Eli Mattioli,  da Emater-MG,  apostaram nesta parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária, por se tratar de um programa sustentável, com ganhos expressivos no seguimento agropecuário  e no fortalecimento e desenvolvimento da pecuária de leite e corte para os pequenos produtores que recebem de forma gratuita; sêmen da Alta Genética , procedentes de animais de ótima qualidade, testados e provados pela Central, juntamente com os materiais de inseminação necessários, doados pelo Deputado Estadual, Emidinho Madeira.

De acordo com a Secretária Municipal de Agropecuária, Helenice Miranda, Paulo Roberto, neto do Senhor Morilo,  foi a primeira pessoa a procurar a Secretaria de Agropecuária para aderir ao Programa, motivado por Douglas Rodrigues, inseminador profissional habilitado pelo Instituto Federal de Muzambinho, o qual fez os procedimentos em cinco animais nesta propriedade.

Douglas comentou que viu no programa uma possibilidade para o melhoramento genético do gado de corte e leite dos pequenos produtores  e se prontificou a fazer os procedimentos de inseminação na região de Penedos.

Para Paulo, o Mais Genética vai contribuir muito para o pequeno produtor que não tem condição financeira para investir em tecnologias, e está muito satisfeito com o resultado, aguardando a partir de então os outros quatro nascimentos.

De acordo com o Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), este projeto visa contribuir significativamente para que os produtores tenham mais condições de manter a quantidade maior do rebanho em custo baixo.

“Sabemos o quanto  o custeio para manter o gado é alto e por isso precisamos dar condições aos produtores rurais de aumentar a produção e garantir que o leite, o queijo, entre outros produtos, continuem a ser a forma de sustento de muitas famílias das comunidades rurais. Este projeto foi muito bem aceito entre os produtores e com esse resultado positivo, sabemos que muitos outros irão aderir”, comentou o prefeito.