OBRAS NA PONTE DOS ALMEIDAS SÃO CONCLUÍDAS COM SUCESSO

A Prefeitura Municipal de Piumhi, por meio da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, finalizou a execução dos serviços para substituição da antiga ponte de madeira localizada na região dos Farias, conhecida por “Ponte dos Almeidas”.

As obras foram concluídas dentro do prazo previsto. Foram iniciadas no dia 20 de Agosto, concluídas na última segunda-feira (10) e na terça-feira (11) o trânsito na região já havia sido liberado.

Os serviços foram de responsabilidade da equipe de obras, conduzido por Geraldo Sansoni (Dinho). Ao todo, cinco trabalhadores integraram a equipe de execução da mão de obra. O projeto é assinado pelo engenheiro civil, Túlio Dornela, profissional da Secretaria de Obras do município. A obra foi necessária, tendo em vista a segurança dos usuários e o baixo custo a longo prazo na manutenção da mesma.

Foram realizados no local a demolição da antiga ponte de madeira, preparação do leito do rio para receber o tubo de aço galvanizado, com diâmetro de 2m e meio por 8 metros de comprimento, e em 15 dias foram edificadas as cabeças de alas em blocos de cimento, preenchidos com ferragem e concreto. Concluída essa fase, iniciou-se o aterro compactado mecanicamente, concluindo a passagem da pista de rolamento com uma camada de brita, prevenindo acumulo de barro durante o período chuvoso.

A equipe do responsável pelo setor de estradas, Anderson Rodrigues (Andinho), realizou melhorias de patrolamento e cascalhamento nos topos dos morros, visando melhor mobilidade dos usuários desse trecho, conhecido como Farias, sentido Varjão, chegando na divisa com o município de Vargem Bonita.

De acordo com a Secretária de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Helenice Miranda as obras no local foram necessárias.

“A substituição de pontes de madeira usando essa tecnologia do uso de tubo de aço vai minimizar as manutenções e gastos para o município, sem contar na redução dos transtornos causados sempre que necessário repará-las. Essa melhoria é fundamental para quem precisa desse acesso sendo para lazer, saúde, transporte escolar, de insumos e escoamento da produção”, comentou Helenice.

Helenice agradeceu o apoio dos moradores da região pela paciência durante as obras.

“Gostaria de agradecer a compreensão de todos os produtores rurais que apoiaram e respeitaram o trabalho da equipe nesse período, em que tiveram que utilizar outras vias de acesso para chegar em suas propriedades”.

Dinho Sansoni registrou que durante a execução dos trabalhos foi possível sentir a satisfação dos produtores desta região, que há muito tempo reivindicava uma melhoria na referida ponte.

“Alguns deles entraram como parceiros na execução final, contribuindo com um caminhão para transporte de terra e um caminhão pipa, além de um trator auxiliando no nivelamento da terra utilizada para os aterros” ressaltou Dinho.

Ainda de acordo com o Secretário de Obras, Edson Pereira da Silva (Edson Baiano), a estrutura da obra foi pensada visando a durabilidade e melhores condições para os usuários.

“Sabemos o quanto as pontes de madeiras são mais frágeis e requer mais cuidado. Sendo assim, atrapalha rotineiramente para os usuários e ainda ocupa os funcionários da Secretaria, com o mesmo trabalho. Sempre paliativo. Por este motivo, resolvemos investir nessa nova forma de construção que será ficará por muitos e muitos anos, sem atrapalhar os moradores”, comentou Edson.

Um dos usuários da ponte, Antônio dos Santos, contou sobre a importância dessa construção e como ela diminuirá os transtornos antes enfrentados pelos moradores.

“Essa ponte é tudo para nós! É por ela que temos que passar todos os dias, seja para trazer peças, levar ou buscar produtos e qualquer outro deslocamento. Antes quando era a ponte de madeira sofríamos muito pois em períodos chuvosos ficávamos impossibilitados de cruzá-la, pois as beiradas dela caiam e ela se tornava estreita. Não passavam as máquinas agrícolas e nem os ônibus escolares, além dos alagamentos recorrentes. Quando ficamos sabendo que fariam as obras no local ficamos muito contentes, estou muito agradecido e satisfeito com o serviço que foi realizado no local” enfatizou Senhor Antônio.

De acordo com o Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), essa obra vai possibilitar maior segurança a longo prazo aos usuários.
“Nós planejamos e queremos deixar uma obra que seja duradoura e que não traga mais problemas para aquela região. Sabemos o quanto é importante essa ponte para os moradores e produtores rurais, por isso estamos satisfeitos em poder realizá-la. Será uma obra diferenciada pela qualidade e pela nova forma moderna de tubulação usada no local, que é o Tubo Armco. Não fazemos obras para essa gestão, mas sim para que a cidade mantenha as obras por muitos anos”, ressaltou o prefeito Deco.