GADOS SÃO INSEMINADOS EM PIUMHI ATRAVÉS DO PROGRAMA MINAS GENÉTICA

Na manhã da última terça-feira, 12, seis produtores rurais receberam doses de sêmem e instrumentais para inseminação do “Programa Mais Genética”, lançado pela Prefeitura Municipal no mês de Julho deste ano. O objetivo é o melhoramento genético da pecuária de corte e leite. O encontro aconteceu nas dependências do Departamento Municipal de Agricultura.

Para o prefeito Adeberto José de Melo, Deco, a adesão do município de Piumhi ao “Mais Genética”, que é voltado para o produtor de pequeno porte, irá proporcionar aos pecuaristas de leite, melhores animais com características de maior produção de leite por lactação e, no caso do gado de corte, o melhoramento genético possibilitará forte impacto na padronização de animais precoces de alta qualidade e melhores carcaças, atendendo aos padrões comerciais.

Com a utilização do Programa Mais Genética, através do uso de tecnologias avançadas, irá possibilitar aos pequenos pecuaristas, maiores ganhos em relação ao custo/benefício, aumentando cada vez mais o prazer pela atividade rural, portanto, foi firmado convênio com a Ameg, sendo disponibilizado através do Departamento de Agricultura, sêmem de três raças, dentre elas Girolando, Holandês e Gir Leiteiro, pleiteando outras raças voltadas para melhoramento genético de gado de corte

Para o Coordenador das Ações do Mais Genética, Eliandro Lino das Graças, o Programa é voltado para os pequenos e médios produtores, gerando mais emprego e renda, melhorando a vida dos que vivem no campo.

A coordenadora do Departamento de Agricultura, Helenice Miranda, assim como o coordenador, afirmou que tem a obrigação de ajudar o produtor, pois é nítida a importância e as dificuldades que eles passam.

“Sem o homem do campo, a cidade não vive, pois, não tem nada que viva na cidade que não tenha nascido no campo, tudo tem o toque mágico do produtor rural”, finalizou Helenice.

Com a realização desse procedimento, em nove meses, Piumhi terá registros de nascimentos, resultado de inseminações realizadas nos meses de agosto e setembro na região de Penedos, na Fazenda Anselmo de propriedade de Douglas Rodrigues Goulart.

Para os criadores que tenham interesse em aderir ao Programa Mais Genética, podem entrar em contato no departamento de Agricultura e obter mais informações, com Marcos e Letícia Faria pelo telefone: 37-3371-9208.