DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA REALIZA BATE PAPO COM PRODUTORES RURAIS SOBRE PLANTAÇÃO DE MARACUJÁ

O Departamento de Agricultura da Prefeitura De Piumhi realizou na última terça-feira (3), uma palestra e um bate papo com produtores rurais do município sobre a cultura do maracujá. O evento foi ministrado pelos engenheiros agrônomos Hércules Oliveira e Ana Clara Naves, representantes da empresa Ebba, detentora das marcas Maguary e Dafruta.
A palestra contou com a parceria da Emater de Piumhi e cerca de 50 pessoas participaram da reunião.
Este trabalho é realizado desde a década de 80, nas regiões do triangulo mineiro, alto paranaíba e sudoeste goiano. A partir de outubro de 2015, foi sendo implantado em Passos e segue por toda região do Sudoeste Mineiro.
O maracujá é uma planta de alto potencial produtivo e com uma safra longa, que se estende por 9 meses (de dezembro à agosto) proporcionando renda ao produtor durante todo esse período, sendo assim uma excelente opção de diversificação de receita na propriedade, podendo ainda ser conciliada com outras atividades.
A empresa possui um programa de Fomento, que consiste em uma parceria entre a empresa e os produtores desta fruta, proporcionando uma série de vantagens, tais como:
-Garantia de compra da produção.
-Preço mínimo garantido, sendo que o produtor já planta sabendo o preço inicial que vai comercializar sua safra.
– Assistência técnica gratuita e especializada.
-Embalagem oferecida pela empresa.
-Garantia de pagamento realizado via banco.
-Logística de transporte sem custo ao produtor.
-Mudas de qualidade da variedade adequada, a um preço diferenciado para produtores cadastrados na Ebba.
– Preço aumentando de acordo com a produtividade e qualidade do fruto.

Existem duas épocas mais indicadas para o plantio do maracujá, sendo a primeira de janeiro a março, para plantio sem irrigação. A segunda época vai de final de julho até setembro, onde é necessária a irrigação.

Nova palestra hoje:
Devido ao sucesso do encontro, nesta quinta-feira haverá outra reunião a partir das 17 horas, na Câmara de Piumhi, com integrantes da Emater.
Outras informações podem ser obtidas na sede da Emater Piumhi, que fica na Rua Artur Rodrigues, 26 – Telefone: (37) 3371-3939.