15ª EDIÇÃO DO CONCURSO DO QUEIJO MINAS ARTESANAL CANASTRA ACONTECE EM PIUMHI

Pela primeira vez Piumhi sediou a edição do Concurso Regional de Qualidade do Queijo Minas Artesanal Canastra. Essa foi a 15ª edição da competição que aconteceu na tarde de ontem, 03, no Pavilhão do Chopp no Parque de Exposições Tonico Gabriel. A recepção dos queijos aconteceu pela manhã, com início do julgamento do concurso ás 14h30 e os campeões foram premiados por volta das 17h30.

A realização foi da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , SEAPA, por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER e do Instituto Mineiro de Agropecuária, IMA, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Piumhi, Prefeitura Municipal de Bambuí, Sindicato dos Produtores Rurais de Piumhi, IFMG Campus de Bambuí.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo (Deco), a primeira dama Maria de Lourdes Melo, vereadores, a coordenadora do Departamento de Agricultura Helenice Miranda, técnicos e componentes da Emater, prefeitos e representantes políticos da região entre outras autoridades e o público que prestigiou o evento.

Durante o concurso aconteceu também o lançamento do convênio que visa estimular a produção com qualidade sanitária, valorização, promoção e divulgação entre os consumidores do Queijo Minas Artesanal nas cidades produtoras da região Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

Os cinco primeiros classificados que irão participar da mostra técnica dos campeões das regiões produtoras mineiras foram: quinto lugar Miguel Marceles de Faria, da Fazenda Santiago, do município de São Roque de Minas, com 729,5 pontos; em quarto lugar Mário Cândido de Mendonça Filho, da Fazenda Vieira, do município de Bambuí, com 736,5 pontos; em terceiro lugar com 752 pontos, do município de Medeiros, Reginaldo Miranda de Andrade; em segundo lugar Walter Caetano Leite, com 753 pontos, também do município de Medeiros e em primeiro lugar com 877,5 pontos, do município de São Roque de Minas, Onésio Leite da Silva.

Os vencedores receberam troféu e certificado e foram avaliados pela apresentação do queijo, sua cor, textura, consistência e paladar, considerando os aspectos exteriores e do corte, além do aroma.

Na oportunidade, o prefeito Deco agradeceu a presença de todos os presentes e envolvidos, pontuou que a meta para o próximo ano é fazer com que o evento estadual seja realizado em Piumhi, frisando que o nosso queijo é uma grande riqueza da região e é através dele que muitos levam para seus lares o sustento. É através dos produtores que a matéria prima é usada pelos queijeiros para movimentar nossa economia.

“Que todos aqui presentes saibam reconhecer o quanto estamos tendo oportunidade de mostrar o valor da nossa mercadoria, ressaltando de forma especial a presença do Ministério da Agricultura à frente deste evento, a Emater, o Ima e a Secretaria de Estado de Agricultura que sempre tem olhado por nossa região”, finalizou Deco.